ANIVERSÁRIO - Discurso do presidente dr. Altino Therezo, no 58º aniversário do Clube de Cinema de Marília


Dr. ALTINO discursando em 16 de outubro de 2010


Boa noite às autoridades aqui presentes e ao público em geral. Estamos aqui para comemorar o qüinquagésimo oitavo aniversário do Clube de Cinema de Marília, carinhosamente chamado CCM. Agradecemos desde já ao Luca Bernar e ao Lúcio Prado pela sua apresentação. Como sempre, eles foram brilhantes!!! Reconhecemos também a colaboração de nossa contadora de estórias, Simone de Lima, que com sua maneira toda especial, deverá se apresentar logo a seguir. Somos também gratos aos sócios do CCM, às autoridades aqui presentes e a todos que aqui vieram para prestigiar uma instituição cultural tão importante como é o CCM.
Com um passado glorioso, tendo à frente por muitos anos o saudoso Benedito André, o CCM se destacou pela programação eclética e sobretudo pela entrega do prêmio Curumim, projetando o nome de nossa cidade regional e nacionalmente. Após um período de relativo ostracismo, com pendências contábeis e jurídicas, o CCM está se reerguendo como instituição que sempre marcou a cultura de nossa cidade.
Com uma nova Diretoria, os aspectos jurídicos e financeiros estão sendo regularizados, graças, sobretudo, ao trabalho de nossos advogados, o Dr. Luís Fernando Cardoso, vice-presidente do CCM e Dr. Alexandre Cerqueira César Júnior, conselheiro fiscal, a quem eu peço que se levantem com uma salva de palmas.
Também foi muito importante para o reerguimento do CCM o esforço entusiasmado e sempre animado de nossa primeira tesoureira, a Srta. Diva Rodrigues de Souza, a quem eu solicito também se levantem com uma outra salva de palmas.
Pelas sugestões de filmes, pelas pesquisas dos roteiros, pela divulgação nos jornais, pela manutenção do nosso blog, pelo trabalho de limpeza e conservação do clube, pela remodelação dos móveis e por tantas outras coisas, agradeço a Pedro de Marco, suplente, Irene Hilário de Almeida, suplente, Hilda Capanacci, conselheira, Elionora Silvéria, conselheira, Luzinete Francisco, suplente, além de Mônica Monteiro Garavello, minha delicada esposa. A todos eles, peço que se levantem com muitas e calorosas palmas!




dr.ALEXANDRE , dr.ALTINO e YARA PAULI, Secretária de Cultura e Turismo de Marília.

Feita a apresentação da nova Diretoria, gostaria agora de agradecer aos antigos dirigentes, principalmente às professoras Lourdes Horiguella e Regina Moralles, que apesar de todas as dificuldades, se dispuseram a permanecer na Diretoria do Clube por muitos anos, preservando assim a sua integridade.
Sou grato também à nossa Secretária de Cultura, profa. Yara Pauli, ela mesma uma antiga e entusiasmada sócia do CCM, que sempre nos apoiou nessa nova jornada, disponibilizando-nos uma funcionária, a Srta. Márcia Caffer, ajudando-nos na divulgação de nossa programação junto ao Helder Cristiano e se comprometendo a enviar projeto de regularização da ocupação das atuais salas pelo CCM.
Por suas contribuições materiais e artísticas, que estão permitindo a reforma e a acomodação do espaço físico e do acervo do CCM, agradeço às professoras Maria Leandra Bizello e Telma Madio, do curso de Arquivologia da Unesp, ao Dr. Gustavo Rojas e Francisco Quinicci, meus colegas da Unimed, e ao Dr. Roberto Cimino, conhecido arquiteto de nossa cidade, filho de nosso estimado fundador.
Eu, como presidente do CCM, encerro este discurso fazendo minhas últimas considerações a respeito do cinema propriamente dito. Há pouco tempo, me perguntaram o que um médico como eu, que trabalha com o microscópio, tem a ver com filmes. Ora, eu lido com imagens, interpretando-as e dando sentido a elas. Pois é justamente isso o que acontece com todo mundo na vida diária, quando tentamos entender a realidade que nos cerca. E nesse particular, o cinema, não só com as imagens, mas também com o som, pode tornar a nossa vida mais compreensível e mais leve.
E é por isso que o CCM existe e vai continuar a existir: para proporcionar a todos a possibilidade de assistir a um bom filme que nos leva à reflexão e que nos mude de sessão para sessão.
Porém, não é só de filmes que o CCM pretende sobreviver, mas sim da ampliação de nossas atividades, com a disponibilização do nosso acervo, a realização de cursos de cinema, a integração com outras formas de arte, e talvez, no futuro, a volta da premiação Curumim.
Com todos esses projetos em mente, me despeço, lembrando a todos que, além de outros discursos, teremos ainda a apresentação da nossa contadora de estórias e, logo após, o filme “Sob a Mesma Lua”, com entrada franca. Muito obrigado!
========================
postado por elisilvéria
em 05Nov10

0 Response to "ANIVERSÁRIO - Discurso do presidente dr. Altino Therezo, no 58º aniversário do Clube de Cinema de Marília"

Postar um comentário