TROPA DE ELITE 2 – caveira é osso duro de roer

1995/2010 ..........Tantos anos se passaram desde o lançamento de “CARLOTA JOAQUINA, Princesa do Brasil", uma deliciosa comédia que contava as aventuras da Infanta Espanhola e a chegada da corte portuguesa no Brasil Império.
Em tom de farsa, o filme relata a infância de Carlota Joaquina na virada do século XVIII para o XIX: sua chegada com dom João VI e a corte portuguesa ao Rio de Janeiro e sua permanência na cidade até o retorno de ambos a Portugal. Este filme, considerado um marco na chamada Retomada do Cinema Nacional, teve de enfrentar imensos desafios. Pouco antes do início de sua produção, o então presidente Fernando Collor, havia promovido a extinção da Embrafilme e do Concine, em 1990, praticamente paralisando a produção cinematográfica brasileira. Com orçamento modesto de 630 mil reais e formas altamente criativas de distribuição e produção, sem prejuízo da qualidade, Carlota Joaquina teve mais de 1,3 milhão de espectadores, e cerca de 22 mil fitas de vídeo do filme foram vendidas. Segundo a cineasta CARLA CAMURATI, o filme rendeu uma bilheteria de aproximadamente R$ 6,5 milhões, um feito espetacular para a época.



Produção:
Direção José Padilha
Produção Marcos Prado
Produção executiva: Leonardo Edde
Roteiro José Padilha/Braulio Mantovani
Narração Wagner Moura
Elenco original:
Wagner Moura
Irandhir Santos
André Ramiro
Milhem Cortaz
Sandro Rocha
André Mattos
Maria Ribeiro
Tainá Müller
Género: Ação
Idioma original: Português
Música: Pedro Bromfman
Diretor de arte: Tiago Marques
Cinematografia: Lula Carvalho
Edição Daniel Rezende
Distribuição Zazen Produções[2][3]
Lançamento 8 de outubro de 2010


Hoje, se ainda não podemos falar em consolidação e plena maturidade do cinema nacional, ao menos já somos capazes de acreditar que estamos no caminho. O processo histórico identificado pelo nome Retomada, iniciado com a princesa Carlota da diretora Carla Camurati, deu início a um longo caminho, até desaguar neste TROPA DE ELITE 2 – O inimigo agora é outro, com desempenho altamente positivo e até mesmo surpreendente em termos de bilheteria. Cálculos não oficiais apontavam que até dia 12/Outubro, Tropa 2 já teria sido visto por 1.3 milhão nos cinemas, batendo CHICO XAVIER e SE EU FOSSE VOCÊ 2, e consolidando-se como o grande ‘blockbuster” da indústria cinematográfica brasileira.
Para evitar que o filme “vazasse” por meios não convencionais, foram tomadas medidas de extrema segurança na premiére em Paulínia –interior de SP -, que incluiu revista na entrada, apreensão de celulares e câmeras e portas com detectores de metais. Citando um bordão famoso do primeiro "Tropa", que causou polêmica por ter ido parar em bancas de camelôs do Brasil meses antes da estreia oficial, o diretor, escaldado, garantiu que, desta vez, “pirataria nunca serão!”.
Com o sucesso de público, é inegável admitir que estamos diante de um produto de excelência. A gente pode até não gostar do estilo: (Estética da Violência) – e achar que o diretor José Padilha carrega um pouco no vermelho sangue, porém, a qualidade e cuidado nos detalhes, além do tom de denúncia e da discussão de fundo, acabam por superar qualquer coisa.
A presença de Wagner Moura (ele atua também por detrás das câmeras e assina a coprodução junto com Bráulio Mantovani) faz grande diferença na maneira como é contada a nova versão. Neste segundo episódio, quinze anos depois, há claras referências a questões de ética, de poder e mando, de corrupção e mentiras. Mesmo não tendo pretensões ao didatismo, evidente em NOSSO LAR, outro sucesso brasileiro de 2010 – com Tropa de Elite 2 aprendi e aferi uma série de coisas acerca de um mundo não muito distante do lugar onde estamos:
a) que os problemas técnicos apontados por Wagner Moura são infinitamente pequenos e não comprometem a qualidade da obra como um todo; b) o ritmo é muito bom do começo ao fim e faz de TROPA 2 uma obra dinâmica; c) Wagner Moura faz um coronel Nascimento bastante crível, alíás, o ator sempre dá o seu melhor aos personagens que interpreta, embora tenha alguns concorrentes à altura (como Dan Stulbach e Lázaro Ramos entre outros) d) Não deixa de ser uma ironia que em torno do lançamento do filme tenha sido montada uma verdadeira operação de guerra a fim de evitar o “vazamento” que ocorreu com TROPA DE ELITE 1; e) O som do filme está excelente, embora não se possa dizer o mesmo sobre a dicção de alguns atores. Chega a ser irritante, mas em certos momentos, algumas falas de Maria Ribeiro, que faz a ex-esposa de nascimento são absolutamente ininteligíveis. Seria aconselhável colocar legendas; f) O Brasil é um dos países com maior população carcerária do mundo e isso nos está levando a..... lugar nenhum. g) No mundo paralelo, não muito longe deste onde vivemos, a vida humana não vale absolutamente nada. h) O universo das facções é essencialmente masculino. Nele, a mulher, quando “erra”, sofre punição exemplar, ainda mais severa que aquela destinada aos homens. i) Existe uma relação de promiscuidade mal definida entre: Mídias, a classe política e milícias, tudo girando em torno da disputa de poder. j) Mesmo homens educados e disciplinados para obedecer ordens, às vezes não o fazem, o que altera todo o rumo da história.
**************

Abaixo, um quadro comparativo das maiores bilheterias do cinema brasileiro pós Retomada:
1. ‘Tropa de Elite 2’* (2010) — 1.295.280 espectadores
2. ‘Chico Xavier’ (2010) — 585.560 espectadores
3. ‘Se Eu Fosse Você 2’ (2009) — 560.600 espectadores
4. ‘Nosso Lar’ (2010) — 541.853 espectadores
5. ‘Carandiru’ (2003) — 468.293 espectadores
6. ‘Os Normais’ (2003) — 421.091 espectadores
7. ‘Olga’ (2004) — 385.968 espectadores
8. ‘Os Normais 2’ (2009) — 361.161 espectadores
9. ‘Se Eu Fosse Você’ (2006) — 315.520 espectadores
10. ‘Cazuza — O Tempo Não Para’ (2004) — 294.194 espectadores
extraído do site: http://vejasp.abril.com.br/blogs/cinema-filmes/tropa-de-elite-2-bilheteria/
outros sites pesquisados:
http://cinema.cineclick.uol.com.br/noticia/carregar/titulo/tropa-de-elite-2-supera-estreias-e-lidera-bilheteria-pela-quarta-semana/id/28485
http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=16&idnot=33976
http://www.tropa2.com.br/ Oficial

(por eli silveria
09/Nov.2010)

0 Response to "TROPA DE ELITE 2 – caveira é osso duro de roer"

Postar um comentário