Programação junho-2011


CLUBE DE CINEMA DE MARÍLIA

Sala “Emílio Pedutti Filho”

Av. Sampaio Vidal, 245 / Sessões: sábados e domingos às 20h15 /

CONTRIBUIÇÃO para não associados: R$ 2,00

APOIO: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA


PROGRAMAÇÃO – Junho/2011

Olá cinéfilos/as,

Quem acompanha as exibições do “Clube” vai notar que temos em Junho um grande número de filmes de guerra. Explico: a escolha serve para lembrar o fim da 2ª. GG, oficialmente celebrado em 08/maio de cada ano. Para quem curte o gênero (como eu) –grandes emoções e ações de coragem, brio, companheirismo e atos heróicos. São quatro filmes de guerra, ou seja: metade da programação. Para quebrar um pouco o clima beligerante, colocamos outros mais leves como: “Inconcebível” (que traz um toque de ficção científica), Um olhar do Paraíso” , “Um novo caminho” e até uma comédia com Mathew Mc Conaughey: Minhas adoráveis ex-namoradas”, que, apesar do esquema conhecido, parece ser bem divertida. Atenção para o filme do dia 18 (sáb.) – “Milagre em St. Anna”, que mostra um batalhão formado exclusivamente por soldados negros, que atuou na 2ª. GG. Inusitado pelo elenco, portanto enredo um tanto original para nós.

*********

04/jun/11 sábado-Zona Verde (Greeen Zone)– Direção: Paul Greengrass. Elenco: Matt Damon, Jason Isaacs, Greg Kinnear, Amy Ryan, Brendan Gleeson, Antoni Corone. França-Espanha-Inglaterra-EUA, 2010; Ação/Guerra; 115 min. Sinopse: Em 2003, o subtenente do exército americano Roy Miller (Matt Damon) e sua equipe são designados para achar armas de destruição em massa, supostamente guardadas no deserto do Iraque. Indo de um lugar cheio de armadilhas e trincheiras a outro, os homens, que buscam agentes químicos mortais, esbarram em uma farsa que subverte o propósito da missão. Agora Miller precisa vasculhar os serviços secreto e de inteligência escondidos em terra estrangeira para encontrar respostas que ora acabarão com um regime nocivo, ora propagarão uma guerra em uma região instável. Nesse momento delicado e nesse lugar inflamável, ele descobre que a arma mais ilusória de todas é a verdade. “Obrigatório para quem gosta de filmes de guerra e conspiração” – segundo o site “Adoro Cinema”.

05/jun/11 domingo- O mensageiro(the Messenger)- Direção: Oren Moverman. Elenco: Woody Harrelson, Ben Foster, Jena Malone, Eamonn Walker, Yaya daCosta, Lisa Joyce, Steve Buscemi, Samantha Morton; EUA- 2010; drama; 112min. Sinopse: O filme segue dois oficiais confrontados com a tarefa nada agradável de notificar os entes queridos dos soldados mortos em batalha. Os dois homens formam improvável vínculo, que é ameaçado quando um dos oficiais se sente atraído por uma jovem viúva (Samantha Morton), desencadeando um dilema ético que se desenvolve de forma comovente e surpreendente. Vencedor do Urso de Prata de Melhor Roteiro e Prêmio da Paz em Berlim 2009, além de ser indicado a Melhor Filme. Também indicado a duas categorias no Oscar: melhor ator coadjuvante (Woody Harrelson) e melhor roteiro original.

11/jun/11 sábado - Os Falsários (Die falscher) – Direção: Stefan Ruzowitzky; Elenco: Karl Markovics, August Diehl, Devid Striesow, Áustria/Alemanha, 2007, Drama-guerra, 98min. 12 anos. Sinopse: História verídica envolvendo o dilema moral entre ajudar ou não os nazistas. Vencedor do Oscar de filme estrangeiro, conta a história da maior operação de falsificação de dinheiro de todos os tempos, levada a cabo pelos nazistas. Salomon Sorowitsch é o rei dos falsificadores, levado para um campo de concentração de Sachsenhausen, na Alemanha, onde junta-se a outros prisioneiros - tipógrafos, artistas gráficos, empregados de banco – e com eles trabalha naquela que ficou conhecida como “Operação Bernhard”, destinada a produzir falsas libras britânicas e dólares americanos, de forma a enfraquecer as economias dos dois países. Os artesãos da “Gaiola Dourada”, nome pelo qual ficaram conhecidos os barracões 18 e 19 de Sachsenhausen, viviam em melhores condições que os restantes habitantes do campo. Gozando privilégios incomparáveis sobre os outros prisioneiros, o grupo debate-se ante um profundo dilema moral.

12/jun/11 domingo- Inconcebível (Inconceivable) – Direção: Mary Mcguckian. Elenco: Amanda Plummer, Jennifer Tilly, Colm Feore, Andie Macdowell, Geraldine Chaplin, Kerry Fox, Jordi Molla; EUA/2008, Suspense, 105min. Sinopse: Uma explosiva investigação do setor de crescimento mais rápido da medicina e da industria farmacêutica está acontecendo em Las Vegas. Ali, em clínicas particulares de reprodução humana, nove mulheres, impossibilitadas de engravidar por meio natural, procuram ajuda. O tratamento de todas parece ser bem sucedido, até que descobrem que seus filhos são estranhamente parecidos entre si, o que sugere que a mesma pessoa seja o pai de todas as crianças.

18/jun/11 sábado- Milagre em Sta.Anna(Miracle at St.Anna) Direção: Spike Lee; Elenco: Derek Luke, Michael Ealy, Laz Alonso, Omar Benson Miller, EUA- Itália, 2008, drama, 160min. Sinopse: O filme conta a história de quatro soldados negros americanos, membros da divisão “all-black”, de Búfalo, (um batalhão formado exclusivamente por soldados negros)- presos em um vilarejo da Toscana, na Itália, na 2ª. Guerra mundial. Eles experimentam a tragédia e o triunfo quando se encontram atrás das linhas inimigas, depois de terem sido separados de sua unidade na tentativa de salvar a vida de um garoto italiano.

19/jun/11 domingo - Minhas Adoráveis Ex-namoradas - (Ghosts of Girlfriends Past); Direção: Mark Waters. Elenco: Mathew Mc Conaughey, Jennifer Garner, Michael Douglas, Emma Stone, EUA – 2009, Comédia-romântica, 100min. Sinopse: O fotógrafo de celebridades Connor Mead (McConaughey) adora liberdade, diversão e mulheres, nesta ordem. Um solteirão convicto! Às vésperas do casamento de seu irmão mais novo, quando está prestes a arruinar a união, Connor recebe a visita dos “fantasmas” de suas ex-namoradas que o levam a uma hilariante e reveladora odisséia, visitando seus desastrosos relacionamentos do passado, presente e futuro. Juntas, tentarão descobrir o que transformou Connor num idiota insensível e se ainda há esperança dele encontrar o verdadeiro amor, ou se é uma causa perdida.....

25/jun/11 sábadoUm Olhar do Paraíso (the Lovely Bones) Direção Peter Jackson; Elenco: Saoirse Ronan, Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Susan Sarandon, Stanley Tucci. EUA, Nova Zelândia, Reino Unido; 2009, suspense, 135min. Classificação: 14 anos. Sinopse: Num subúrbio da Filadélfia, Susie Salmon (Saoirse Ronan) está voltando para casa quando é abordada por George Harvey (Stanley Tucci), um vizinho que mora sozinho. George a convence a entrar em um retiro por ele construído, onde Susie é assassinada. Os pais de Susie, Jack (Mark Wahlberg) e Abigail (Rachel Weisz), inicialmente se recusam a acreditar na morte da filha, mas precisam aceitar a situação quando seu gorro é encontrado em meio a um milharal, junto a destroços do retiro que estão repletos de sangue. Em meio às investigações, a polícia conversa com George mas não o coloca entre os suspeitos. Com o tempo Jack e Lindsey (Rose McIver), a irmã de Susie, passam a desconfiar de George. Toda esta situação é observada por Susie, que agora está em um local entre o paraíso e o inferno, onde ela precisa lidar com o sentimento de vingança que nutre em relação a George e a vontade de ajudar sua família a superar o trauma de sua morte. Adaptado de um romance espírita, tem Steven Spielberg como um dos produtores.

26/jun/11 domingo - Um Novo Caminho –(Le Dernier pour la Route)- Direção Philippe Godeau. Elenco: François Cluzet, Melanie Thierry, Anne Consigny. França 2009; drama; 106min. Classificação 14 anos. Sinopse: Trata da trajetória verídica do jornalista e produtor de TV francês Hervé Chabalier em sua luta contra o alcoolismo, descrita no livro autobiográfico “Le Dernier pour la Route”. Por isso, há passagens muito didáticas e palestras de como lidar com a doença. François Cluzet vive o protagonista, que, cansado de dar vexame embriagado, decide se internar numa clínica de reabilitação no interior da França. Lá, faz novas amizades e, longe da mulher, sente-se atraído pela jovem Magali, de 23 anos, interpretada por Melanie Thierry. O cinema contou muitas histórias de alcoólatras desde Farrapo Humano, de Billy Wilder, com Ray Milland, ganhador dos principais Oscars de 1945. Este “Novo Caminho” é o que tenta trilhar o personagem de Cluzet.

Agradecimento às videolocadoras: Bimatos (3422-5766) e Canal 10 (3454-9038)

(elisilvéria)

* * * * *


0 Response to "Programação junho-2011"

Postar um comentário