Amelia...... sinônimo fascínio

No início do século 20 as mulheres ainda não tinham conquistado grandes avanços quanto aos direitos que possuem hoje. Assim, as atitudes de Amélia Earhart causavam estranheza e fascinação.......



Neste longa Hilary Swank interpreta a aviadora Amelia Earhart, símbolo da liberdade americana, que tem como parceiro George Putnam (Richard Gere), seu editor e amante, com quem mantém um relacionamento tempestuoso, movido pela ambição, admiração mútua e por um grande amor, cujo vínculo não consegue ser quebrado nem mesmo por um breve romance entre Amelia e Gene Vidal (Ewan McGregor). Elenco:
Hilary Swank … Amelia Earhart
Richard Gere … George Putnam
Ewan McGregor … Gene Vidal
Christopher Eccleston … Fred Noonan
Joe Anderson … Bill
Cherry Jones … Eleanor Roosevelt
Mia Wasikowska … Elinor Smith
Aaron Abrams … Slim Gordon
Dylan Roberts … Leo Bellarts
Ryann Shane … Amelia
Ficha técnica:
título original: Amelia
gênero: Drama cinebiográfico
lançamento: 2009 (Canadá)/(EUA)
direção: Mira Nair
· site oficial:http://www.ameliafilme.com.br
· distribuidora: Fox Searchlight Pictures
· roteiro:Anna Hamilton Phelan e Ronald Bass, baseado no livro "East to the Dawn: The Life of Amelia Earhart", de Susan Butler, e "The Sound of Wings: The Life of Amelia Earhart", de Mary S. Lovell

Continuando as rápidas observações sobre a presença feminina em obras (ficcionais e de não ficção), chegamos à pioneira Amelia Earhart, mulher nascida nos Estados Unidos no séc.XIX, que em 1937 ousou impor sua genialidade no livro das viagens e conquistas aéreas. Nasceu no Kansas (EUA) em 1897, foi heroina em seu país, onde recebeu diversos prêmios por seus feitos aéreos. Conquistou "The Distinguished Flying Cross", por ter sido a primeira mulher a voar sobre o Oceano Atlântico sozinha.
Aqui é importante pincelar alguns acontecimentos, fatos reais da história do Brasil, para tentar contextualizar o tamanho dos feitos dessa audaciosa Amelia (bem diferente daquela da canção, a que era “mulher de verdade”) - Samba de 1941, de Mário Lago e Ataulfo Alves, “AI QUE SAUDADES DA AMÉLIA” .
1937 é o ano de nascimento do grande violonista Baden Powell; ano de fundação da UNE –União Nacional dos Estudantes; dá-se o “caso” dos Irmãos Naves, então chamado “o maior erro judiciário do Brasil”. Outros fatos interessantes:
ano do golpe de Estado e início do governo Getúlio Vargas/Estado Novo.
· Criado o Museu Nacional de Belas Artes no Rio.
· É criado, também no Rio, o Centro de Cultura Afro-Brasileira.
· Jorge Amado publica Capitães de areia, sobre o cotidiano de menores abandonados de Salvador.
· Estréia O Rei da Vela, peça de Oswald de Andrade.
· Entra no ar a rádio Tupi, em São Paulo.
· Morre, aos 26 anos, NOEL ROSA, deixando 259 composições
· Orlando Silva grava Carinhoso, de Pixinguinha e João de Barro.
· No cinema estréia Descobrimento do Brasil, de Humberto Mauro.
...................................................................................

Coisas do filme: A moda usada pelas mulheres no período inter guerras mundiais (1918/1939) – pelo menos aquela mostrada no filme, é extremamente reta, sóbria, sem muito frufru. A postura da protagonista, por sua vez, faz acentuar essas características, com seu corte de cabelo invariavelmente “Joãozinho”, de rapaz, preferência pelo uso de calças compridas em vez de saias ou vestidos, sem falar na profissão -tipicamente masculina- abraçada por ela. Em realidade, a ‘Amelia’ construída pela atriz HILARY SWANK quase não tem traços de feminilidade, o que não quer dizer que teria deixado de viver grandes amores. Além da primazia na busca pela conquista de records na incipiente aviação, ela foi também pioneira na veiculação de propaganda e venda de produtos comerciais, atividade que fazia como forma de bancar os (altos) custos de sua carreira. No filme, aparece vendendo de tudo. Surgiam inúmeras carreiras ligadas à televisão e a função de garota propaganda - uma 'carinha bonita' que diante das câmeras exibia as novidades da indústria de bens de consumo -, era uma delas. A fama que Amelia Earhart alcançou foi tamanha, que ninguém parecia notar a contradição expressa ali: a mulher que pilotava aviões (1º. Vôo solo; 1ª. travessia do Atlântico...), muito provavelmente não tinha tempo para dedicar-se a ser uma boa dona de casa, sendo essa, afinal, a imagem que incentivava e vendia. De fato, a presença de Amelia Earhart na TV atenderia a dois papeis diversos, senão antagônicos: a) por um lado o reforço positivo do tradicional papel social de dona de casa; b) o que por outro lado, era uma maneira efetiva de conseguir recursos para fazer aquilo que mais amava: voar.
Amélia Earhart faleceu provavelmente em 1937. Seu avião e seu corpo jamais foram encontrados. Nessa produção temos um bom filme, daqueles que nos fazem querer saber mais a respeito dos personagens. Gosto de pensar que ela não morreu de fato; seu espírito inabalável continua repercutindo sonhos, ternura e aventuras, nas mulheres de garra que sonham atingir a realização através do conhecimento próprio e de ações pioneiras.
==============================================================
Sinopse: Amelia Earhart (Hilary Swank) foi a primeira mulher a completar a travessia do Oceano Atlântico pilotando um avião. Este feito fez com que se tornasse uma celebridade nos Estados Unidos, onde passou a ser chamada de "deusa da luz" devido a sua ousadia e carisma. Seu fascínio pelo perigo inspirou até mesmo a primeira dama Eleanor Roosevelt (Cherry Jones). Casada com George Putnam (Richard Gere), um magnata do mercado editorial, e tendo o piloto Gene Vidal (Ewan McGregor) como seu grande amigo, Amelia decide, em 1937, embarcar na mais arrojada de suas missões: dar a volta ao mundo em um voo solo. Em 1937, partiu em viagem para realizar uma volta ao globo, porém algo deu errado enquanto Amelia sobrevoava a Ilha Howland e a aviadora desapareceu, sendo dada como morta em 1939.
Hilary Swank é vencedora de dois Oscars como Melhor Atriz: 2005 = Menina de Ouro/ Million dollar baby; e 2000 =Meninos Não Choram/Boys don’t Cry.
(elisilveria)

****************************************

0 Response to "Amelia...... sinônimo fascínio"

Postar um comentário