Sombras de Goya


Sombras de Goya [Goya's Ghosts]

Nos primeiros anos do século XIX, em meio ao radicalismo da Inquisição e à iminente invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte (Craig Stevenson), o gênio artístico do pintor espanhol Francisco Goya (Stellan Skarsgard) é reconhecido na corte do Rei Carlos IV (Randy Quaid). Inés (Natalie Portman), a jovem modelo e musa do pintor, é presa sob a falsa acusação de heresia. Nem as intervenções do influente Frei Lorenzo (Javier Bardem), também retratado por Goya, conseguem evitar que ela seja brutalmente torturada nos porões da Igreja. Estes personagens e os horrores da guerra, com os seus fantasmas, alimentam a pintura de Goya, testemunha atormentada de uma época turbulenta. (www.mgtorrent.blogspot.com/2010/06/download-sombras-de-goya-goyas-ghosts.html)



Ficha Técnica:
Título Original: Goya's Ghosts
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento (EUA / Espanha): 2006
Direção: Milos Forman

Elenco: Javier Bardem (Irmão Lorenzo)
Natalie Portman (Inés / Alicia)
Stellan Skarsgard (Francisco Goya)
Randy Quaid (Rei Carlos IV)
Blanca Portillo (Rainha Maria Luísa)
Michael Lonsdale (Padre Gregorio)
José Luís Gómez (Tomás Bilbatúa)

88888888888888888888888888888888888888888888888

Esta é a sinopse oficial de SOMBRAS DE GOYA – filme hispano americano, lançado em 2006. Com direção de Milos Forman, recebeu críticas ácidas em várias partes do mundo, acusado de fazer uma leitura ‘rasa’ de aspectos históricos ligados à Inquisição, bem como às guerras que pipocavam na Europa naquele período. Ao contrário, foi bem recebida e muito elogiada a interpretação de JAVIER BARDEM, considerado por muitos o melhor ator espanhol da atualidade.

Nesse filme ele é padre Lorenzo, que embora não sendo o responsável direto pelo regime da Inquisição, é sem dúvida um grande admirador de suas ferramentas e métodos para obter confissões e demonstração da fé.
Numa época em que a igreja era soberana em autoridade e absolutamente tudo estava abaixo de suas leis, apenas mais um ou dois poderes ousavam desafiar seus preceitos: a força do capital e a tradição da realeza. O confronto entre os poderes fica evidente na cena em que o pai da doce Inês - rico e poderoso homem de negócios - escreve umas poucas linhas e exige que padre Lorenzo assine uma declaração absurda. Evidentemente, sob situação normal ele se nega a assinar tal confissão, mas as coisas mudam quando ele é submetido à tortura. Aí, nem mesmo sua fé em Cristo – que mais tarde mostraria nem ser tão forte assim – é suficiente para dirigir sua vontade. Já a jovem Inês, para se ver livre do suplício deve confessar uma verdade desconhecida por ela. Em meio ao martírio, ela pergunta a seus algozes: .......”A verdade?....diga-me qual é a verdade ...”, na busca de se ver longe da terrível sessão de tortura e violência.


O filme traz subjacente essa discussão entre a VONTADE HUMANA, a VERDADE e a FÉ. Em nome da fé, na Idade Média se torturava, se humilhava, construíam-se verdades, processos, lendas; reputações eram manchadas, vidas eram destruídas.

“Sombras de Goya” é um filme interessante que não esgota as abordagens sobre a vida do grande pintor Francisco de Goya (o favorito da corte). São corretas as críticas feitas ao trabalho do ator sueco Stellan Skarsgard (que faz o próprio GOYA) – embora, nesse caso, antes de julgar o ator, talvez devêssemos culpar a direção do filme, responsável em grande parte pela construção do personagem. O ator principal nesse filme está “esvaziado” e a cena que talvez melhor o simboliza é aquela final, quando a moça (agora uma decrépita Inês) segue rua acima a carroça com o corpo do amado Lorenzo, enquanto Goya segue a moça, a carroça e o morto.

O que salva a obra é a figura sempre impressionante de Javier Bardem. Ganhador de um Oscar em papel coadjuvante em ”No country for Old Men///ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ” (2008), ele está impecável como sempre em mais este enredo polêmico (assim como foi em MAR ADENTRO (2004), quando interpretou um homem tetraplégico em luta na justiça pelo direito de tirar a própria vida.
O ator, aliás, parece que sente prazer em causar furor e provocar as pessoas tanto nos papéis pouco convencionais que escolhe quanto nas atitudes polêmicas em sua própria vida. Agora mesmo, quando acaba de ser anunciado seu recente casamento com a bela atriz Penélope Cruz –dizem que se casaram secretamente nas Bahamas em julho, o site Nops noticia que a separação do casal é iminente.

Com o titulo: “JAVIER BARDEM ASSUME HOMOSSEXUALIDADE”, o site faz uma abordagem tendenciosa, pinçando trechos isolados de uma entrevista que o astro teria dado à revista Elle, para concluir que, depois desta, a Penélope pede o divórcio. ( (www.nops.com.br/2010/07/20/javier-bardem-assume-homossexualidade)

“Eu tive a ótima oportunidade de encontrar Brad duas vezes. Que beleza! Ele é lindo e o seu físico é tão incrível de ver“, disse o ator. “Mas a beleza vem mesmo de lugares diferentes, no jeito que ele anda, a forma como ele se mostra interessado no que você está falando. E aquele corpo é tipo, UOU!“, completou Bardem. Em outra parte da entrevista o ator diz como se sente: “Ele realmente me fez sentir como… Eu não sei, como se eu pudesse me apaixonar por ele. Como uma adolescente ficando maluca e gritando“.

Em minha visão, a declaração do astro não implica automaticamente em assumir o Homo. Pode ser até mesmo uma nova provocação de Bardem.

"Quem não gostou nada dessas declarações foi Penélope Cruz que após ver a entrevista já entrou com o pedido de divórcio e agora só falta a assinatura de Javier. Penélope aparentemente ficou surpresa, mas disse que desconfiou quando o ator não quis ter uma lua-de-mel alegando que iria começar a filmagem de um novo filme, no qual contracenaria com o amor platônico, Brad Pitt. Resta saber se Brad Pitt e Javier Bardem vão dar continuidade às “filmagens” após essa revelação bombástica."

Só nos resta esperar para saber se a notícia é real, ou apenas mais uma forma de angariar publicidade para seu trabalho: “COMER, REZAR, AMAR", ao lado de Julia Roberts, com quem faz par romântico. Recém lançado nos EUA, tem estréia marcada para começo de outubro/2010 no Brasil.
De qualquer modo essa não seria a primeira incursão do ator espanhol no universo homossexual. Em ANTES DE ANOITECER, (ano 2000) vive o poeta cubano Reynaldo Arenas, discriminado e perseguido por ser homossexual, pelo qual recebe o prêmio de melhor ator do Festival de Veneza. Com este filme ganha projeção internacional e se torna o primeiro espanhol indicado ao Oscar de melhor ator.

A filmografia de Javier Bardem inclui entre outros:

· Biutiful (2010) (Longa-metragem), Uxbal
· Comer, Rezar, Amar (2010) (Longa-metragem), Felipe
· The Undead (2008) (Longa-metragem), Conde Drácula
· Vicky Cristina Barcelona (2008) (Longa-metragem), José Antonio
· O Amor nos Tempos do Cólera (2007) (Longa-metragem), Florentino Ariza
· Onde os Fracos Não Têm Vez (2007) (Longa-metragem), Anton Chigurh
· Sombras de Goya (2006) (Longa-metragem), Brother Lorenzo
· Colateral (2004) (Longa-metragem)
· Mar Adentro (2004) (Longa-metragem)
· Segunda-Feira ao Sol (2002) (Longa-metragem), Santa
· Sem Notícias de Deus (2001)
· Antes do Anoitecer (2000) (Longa-metragem), Reinaldo Arenas
· Entre as Pernas (1999)
**********************************
Elisilvéria (Marília ago.2010)

0 Response to "Sombras de Goya"

Postar um comentário