Iniciando as apresentações do mês, teremos em 06/08/2011/ Sábado - O CONCERTO (Le concert) – Direção: Radu Mihaileanu . 120min. Essencialmente multicultural, a se levar em conta o conjunto de países que se uniram em 2009 para levar a cabo a obra: França, Itália, Romênia, Bélgica e Rússia. Nada menos que cinco países europeus participam dessa comédia dramática, que tem a descrevê-la termos elogiosos como: arrebatadora, sublime, delicada e sutil.
Atenção especial à trilha sonora envolvente, a ocupar papel de destaque.
http://youtu.be/zN8ZOm3LQ_g
O diretor Radu Mihaileanu é um jovem cineasta judeu-romeno radicado na França, que também dirigiu Trem da Vida (1998) e Um Herói do Nosso Tempo (2005), entre outros. Interessante notar que este filme tem classificação Livre para todas as idades, fato não muito comum no nosso Clube. O Concerto aborda de forma delicada a temática do "doce sabor da vingança". .........
Em 13/08/2011/ Sábado, a mais recente versão de O RETRATO DE DORIAN GRAY (A Picture of Dorian Gray) – Direção: Oliver Parker. Elenco: Colin Firth, Ben Barnes, Rachel Hurd-Wood, Rebecca Hall, Emilia Fox, Ben Chaplin.
O retratro de Dorian Gray é a obra-prima do escritor irlandês Oscar Wilde. Segundo Rubens Oswald Filho constam dezesseis versões filmadas de Dorian Gray, sendo a primeira de 1910. Esta versão norte-americana é de 2009. Vai ser interessante assistir e compará-la com outras anteriores.
http://youtu.be/POVOhqDik8U
Recordando um pouquinho: nosso heroi faz um pacto com o “torto”, e como resultado, a cada maldade praticada, sua figura - no retrato - vai se tornando cada vez mais horripilante, enquanto como por milagre, o heroi de carne e osso permanece sempre jovem e bonito.
No livro original de Oscar Wilde, um jovem londrino que possui beleza juvenil eterna passa a ter sua feiúra interior exposta para todos quando se torna modelo para um pintor chamado Basil Hallward. A partir daí, Dorian Gray passa a enxergar sua própria miséria e ter sua vida devastada pela vaidade. O retrato de Dorian Gray é, além de uma crítica à cultura vitoriana, um estudo sobre a alma humana. Entretanto, causou mais polêmica por abordar os temas do erotismo e da homossexualidade. Colin Firth, nosso conhecido e recente vencedor do Oscar de melhor ator por O Discurso do Rei (passou no Clube em 16/jul/2011) assume o papel do nobre imoral, amigo e conselheiro de Dorian. Com sua interpretação ainda fresquinha em nossa memória (em O Discurso), vai ser interessante podermos vê-lo e constatar sua versatilidade em novo papel bem diferente. .........
20/08/2011: Sábado CISNE NEGRO (Black swan) – Direção: Darren Aronofsky. EUA 2010 Drama 108min. Este filme tem belo comentário no nosso Informativo O Curumim, edição 2º. Bimestre/2011, escrito pelo dr. Altino Therezo, presidente do Clube, sob o título “O Cisne, o Negro e o Branco”. Começa assim: “Impressiona pela magia e beleza o filme O Cisne Negro, merecidamente ganhador de Oscars e contagiante pelo seu enredo. A história retrata o esforço que faz uma bailarina norte-americana para ser bem sucedida em sua carreira.....” Natalie Portman recebeu o Oscar de melhor atriz por este trabalho.
Em 21/08/2011: Domingo O VENCEDOR (The fighter) - Direção: David Russell. Elenco: Mark Wahlberg, Christian Bale, Amy Adams, Melissa Leo, Mickey O’Keefe, Jack McGee. http://youtu.be/Wbc_aeLZjCM
Neste O Vencedor, o lutador de boxe vivido por Mark Whalberg encontra-se em situação contraditória, pois se por um lado depende da própria família, por outro lado é sufocado por ela. Uma gente tosca e grosseira que lembra a parentalha de Nino Manfredi daquela favela romana em “Feios, Sujos e Malvados” (1976) de Ettore Scola, só que desenhados com cores fortes, sem qualquer elemento humorístico.
Baseado numa história real, ganharam o Oscar: Melissa Leo, a mãe obsessiva e Christian Bale – de “Batman Begins”/2005, que faz o irmão viciado, treinador do boxeador. Favoritos ao Oscar de melhores coadjuvantes, ambos confirmaram as indicações. Vale a pena ver matéria completa em:
http://programacinemafalado.blogspot.com/2011/02/em-o-vencedor-de-david-russell-uma.html
(posted elisilvéria)