Amargo Pesadelo


gênero:Drama
duração:01 hs 49 min
ano de lançamento:1972
estúdio:Warner Bros. / Elmer Productions
direção: John Boorman
roteiro:James Dickey, baseado em estória de James Dickey
produção:John Boorman
música:Vilmos Zsigmond
atores: Jon Voight, Burt Reynolds, Ned Beatty, Ronny Cox, Ed Ramey

"AMARGO PESADELO" (Deliverance-EUA) - um clássico de tensão psicológica, é desses filmes que pretende nos “amarrar” na poltrona. Na época de seu lançamento causou grande emoção e provocou o debate acerca da relação homem versus meio ambiente. Para entender esse aspecto é preciso lembrar que no início dos anos 1970 não era comum a defesa das questões ecológicas como atualmente; a regra era tomar o máximo possível de tudo e todos, e nessa linha vai sendo construída a trama de AMARGO PESADELO.
Um grupo de quatro amigos ( Ed, Lewis, Bobby Trippe e Drew Ballinger) decide descer de canoa um trecho dum rio no estado da Geórgia (EUA), que está prestes a desaparecer devido um projeto de construção de uma barragem que vai dar origem a uma hidrelétrica. Dos quatro, apenas Lewis (Burt Lancaster) demonstra ter uma certa intimidade com as coisas da Natureza, enquanto os demais são claramente pessoas de índole urbana. Antes de iniciarem viagem conhecem um menino que tem qualquer disfunção mental, mas toca esplendidamente seu banjo. Drew Ballinger (Ronny Cox) e seu inseparável violão, mantém com este um diálogo puramente no nível de Arte e Sensibilidade, já que o rapazinho não fala, demonstrando ser autista ou algo assim. Esta é uma das mais belas cenas de todo o filme: o violão provoca e o banjo responde, a princípio timidamente, depois cada vez com mais velocidade e precisão, nesta cena que ficou conhecida como Duelo de banjos. Ao final, o violonista confessa ter perdido a sequência musical, mas enfim eles se encontram, e o que seria um desafio, termina em harmonioso duo.
Ainda nos preparativos da viagem rumo ao desconhecido, os amigos buscam humilhar a gente simples do campo no modo desdenhoso como se dirigem àquela gente da terra ao negociarem o valor do serviço de transporte de seus carros até a cidade mais próxima. Esse erro em breve lhes será fatal.
A viagem, que parecia divertida no início, com corredeiras e paisagem exuberante, logo revela sua verdadeira face. Os amigos Ed Gentry (Jon Voight) e Bob Trippe (Ned Beatty) que haviam se distanciado dos outros dois são atacados por caçadores de índole perversa que os subjuga, e sob ameaça de arma de fogo, estupra um deles. Essa cena do estupro é, sem dúvida nenhuma, a de maior tensão (entre outras) em todo o filme, tendo sido excluída na exibição nos cinemas de vários países ao redor do mundo, inclusive no Brasil, por causar repulsa e grande sofrimento psicológico a quem assiste. O roteirista, sem dúvida alguma é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da narrativa. Ao fim, a Natureza mostra quanto pode ser justa, no entanto, sempre superior, subjuga aqueles que ousam desafiá-la.

(Eli Silvéria
Marília às 15h18)

0 Response to "Amargo Pesadelo"

Postar um comentário