Um amor para toda a vida

“UM AMOR PARA TODA A VIDA” (Closing the Ring) –exibido no Clube de Cinema em 12/jun/2010

“Todo mundo precisa conversar...... Não, todo mundo precisa chorar”
Diretor Richard Attenborough; com Shirley Maclaine; Christopher Plummer; Mischa Barton; Gregory Smith; Stephen Amell; Brenda Fricker, Martin McCann, Pete Postlethwaite, John Travers. Produzido por: Richard Attenborough, Jo Gilbert. Inglaterra/Canadá/EUA; drama-2007.
É um filme que dá gosto rever para conseguir captar certas delicadezas de atuação (principalmente da dama Shirley MacLaine) e detalhes do enredo, já que a história tem recortes, fazendo um jogo Passado versus Presente muito interessante.
Dessa vez, o famoso diretor RICHARD ATTENBOROUGH traz um toque de humanidade a mais e cenas grandiosas a menos. Uma história onde os efeitos especiais ficam por conta do enredo e da representação. Os críticos não gostaram, e uma rápida vista nas avaliações da internet mostram que a maioria deles preferiu a atuação de Attenborough em UMA PONTE LONGE DEMAIS (1977); GANDHI (1982); um GRITO DE LIBERDADE (1987); e CHAPLIN (1992). As exigências tornam-se ainda maiores por se tratar de um vencedor de 8 Oscars!
Quanto a nós, plateia menos exigente, preferimos referir-nos ao título, que, adaptado para o português do Brasil, mais uma vez não ajuda. Muito melhor o original: “Closing the Ring”, que tanto faz referência à aliança com os nomes dos enamorados, quanto se refere ao tempo, que na história assume características de circularidade, onde os acontecimentos do passado refletem no presente e vice-versa.
Atuação maravilhosa do ator Martin McCann, que faz o jovem JIMMY. Meio perdido em seu mundo interno, às vezes, sua postura “inconveniente” leva os demais personagens a uma decisão que vem esclarecer ou resolver um conflito. É o que acontece quando ele abre a mala que trouxe da Irlanda, para mostrar seu conteúdo à viúva (Ethel).
Muito boa também a presença do humor nas cenas mais tristonhas e pesadas, trazendo um toque de leveza e o inusitado. Gostei também do empenho dos atores ao buscar na fala o acento irlandês, ainda que o idioma usado no filme seja o inglês. É sempre agradável poder conhecer registros de outras línguas que não sejam aquelas mais comuns que invadem nossos meios de comunicação. Enfim, uma história de amor bem própria para o Dia dos Namorados. Adorei a participação do veterano ator Pete Postlethwaite, que faz o ex-menino que vê os últimos instantes do grande amor da vida de Ethel/ MacLaine, vindo a dedicar-se com bravura, anos a fio, na procura da aliança perdida na explosão.
Consultas: www.amordealmas.com/2008/06/um-amor-para-toda-vida.html
omelete.com.br/cinema/um-amor-para-toda-a-vida/
(Eli Silvéria)
21/jun.2010

0 Response to "Um amor para toda a vida"

Postar um comentário