A diferença acaba no cinema
(Eli Silvéria)
A MOSTRA MARÍLIA DE CINEMA que chega à 3a. edição este ano, deu mais um show de entusiasmo, organização, participação. No total, foram mais de duzentos e cinquenta concorrentes de todo Brasil. O evento cresceu bastante e a Mostra ocupou duas salas: uma sala menor, do CLUBE DE CINEMA, no espaço público que fica em cima da Biblioteca Municipal e um espaço maior, particular, a sala 3 do CINE ESMERALDA. A atividade foi ampliada e, junto com a Mostra de curtas e longas, foram realizados: oficina de vídeo, dois espetáculos musicais, lançamento de livro e da Revista Taturana e a Mostra KENJI MIZOGUCHI.
O público compareceu em todos os eventos, numa projeção de aproximadamente 1500 espectadores em toda a Mostra. Em certos momentos, mesmo a sala de projeção do Esmeralda tornou-se pequena, com gente encostada nas laterais, aglomerada como dava. A plateia, composta essencialmente por jovens de formação diversificada: ATORES, FOTÓGRAFOS, ESCRITORES, JORNALISTAS, PROFESSORES, MÚSICOS, PRODUTORES CULTURAIS. À primeira vista, uma fauna humana extraordinariamente incomum, disse alguém.
Instigada em descobrir o que havia de original naquele grupo ruidoso, fui buscar no dicionário de Semiologia o significado da palavra ESTRANHO. "Estranho" é o que é Extraordinário; incomum; contrário ao uso e à ordem; diferente. FENÔMENO ESTRANHO: alienígena; esquisito; estrangeiro; forasteiro; invulgar. O que é EXTERNO; está fora ou que vem DE FORA/extrínseco. Pessoa que não conhecemos.
Os vencedores da 3a. MOSTRA MARÍLIA DE CINEMA, todos jovens ou extremamente jovens, demonstraram grande competência ao levar os prêmios mais importantes da competição. A conquista aponta também dedicação, apuro técnico e o que mais chamou a atenção, um profundo conhecimento de Brasil e da cultura brasileira, patente nos "forasteiros" artistas e técnicos nordestinos. No Nordeste, cultura e arte são levadas a sério. Os realizadores (cearenses, pernambucanos, baianos) - demonstraram que, embora viessem de longe, traziam algo intrínseco que nos aproxima a todos: o amor ao Cinema. Ao partir, levando na mala o troféu "Seu Dito", deixam de ser considerados estranhos. Fontes consultadas: www.mostramarilia.com e Revista impressa 3a. Mostra Marília de Cinema.
Marília (SP), 31/maio/2010
0 Response to "III MOSTRA MARÍLIA DE CINEMA"
Postar um comentário